Pesquisa indica que Trump segue à frente de Biden na disputa pela Casa Branca

À medida que a campanha eleitoral pela Casa Branca e o julgamento criminal do ex-presidente avançam, Donald Trump continua a ter vantagem sobre Joe Biden, segundo pesquisa conduzida pelo SSRS a pedido da CNN. O apoio de Trump na pesquisa entre os eleitores registrados permanece estável em 49%, assim como em janeiro, na última pesquisa nacional da CNN sobre a disputa. Biden tem 43% das intenções, próximo aos 45% da sondagem anterior. Olhando para trás, 55% dos americanos dizem que veem a presidência de Trump como um sucesso, enquanto 44% a consideram um fracasso. Já a atual gestão de Biden é avaliada por 61% como um fracasso, enquanto 39% dizem que foi um sucesso. (CNN)

Haddad: governo tem de aprender a lidar com a extrema direita, pois será um ciclo longo

Ao fazer um balanço do governo Lula em entrevista a Mônica Bergamo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad afirma que é preciso calibrar melhor a comunicação e os discursos, aprendendo “a lidar com essa ascensão da extrema direita”. “Será um ciclo longo, um inverno longo. A extrema direita não é episódica. Ela pode até durar pouco no curso da História. Mas às custas de muita destruição às vezes”, diz. Ele destaca que o PT é um partido de centro-esquerda, mas fez em 2022 uma aliança com a direita para ganhar a eleição e governar. “Então eu diria que ele está no ponto médio entre essas duas forças. É uma coalizão para evitar o mal maior. Enquanto a extrema direita estiver com essa força e com esses instrumentos de ataque, essa aliança será uma proteção para o país. Isso ocorre também em Portugal, na Espanha, mundo afora”, afirma, acrescentando que a “repolarização em torno de perspectivas mais saudáveis e democráticas exigirá, antes, o refluxo da extrema direita no Brasil e no mundo”. (Folha)

Vacina contra o câncer de pele é testada em pacientes na Inglaterra

Uma vacina contra o câncer de pele está sendo testada por pacientes na Inglaterra. Desenvolvida pela University College London em parceria com vários laboratórios, a vacina tem o potencial de trazer uma cura mais definitiva ao câncer de pele do tipo melanoma. Segundo os pesquisadores, o medicamento é customizado de acordo com o DNA de cada paciente e pode representar um marco nesse tipo de tratamento, já que a mesma técnica também pode funcionar contra outros tipos de câncer, A pesquisa para a criação da nova vacina está na fase 3 de estudos, a mais avançada antes de chegar ao mercado, e vai passar por testes com pacientes de vários países, inclusive do Brasil. O melanoma é o tipo de câncer que mais mata e atinge, em média, 9 mil brasileiros por ano e 130 mil pessoas no mundo. (g1)

Exército vai excluir comentários de ódio e pode alertar autoridades

O Exército publicou novas regras de moderação de comentários em suas redes sociais, prevendo a exclusão de mensagens de ódio e com incitação à violência e podendo alertar as autoridades competentes. A Política de Moderação nas Mídias Sociais do Sistema de Comunicação Social do Exército Brasileiro lista uma série de motivos e infrações que levarão à exclusão das mensagens, como linguagem inapropriada, obscena, caluniosa, grosseira, abusiva, difamatória, ofensiva ou de qualquer outra forma reprovável; apologia a práticas ilícitas; e incitação ao ódio, à violência, ao racismo ou à discriminação de qualquer ordem. O documento destaca que as redes sociais são usadas pela Força para divulgar sua atuação. E ressalta que deve haver uma atuação com moderação e filtragem dos comentários, para “melhor adequar as páginas ao público”. “O usuário que desrespeitar essas regras poderá, a critério do CComSEx (Centro de Comunicação Social do Exército), ser bloqueado imediatamente, independentemente de justificativa, consulta ou aviso, e, conforme o conteúdo, as mensagens poderão ser encaminhadas às autoridades competentes”, afirma o texto. “O Exército Brasileiro não aprova, apoia, declara nem garante a integridade, a veracidade, a exatidão ou a confiabilidade de qualquer mensagem do usuário, tampouco endossa as opiniões expressas nela.” (Folha)

Elon Musk chega à China para promover sistema autônomo da Tesla

O bilionário Elon Musk desembarcou neste domingo na China. Esta foi a segunda viagem do fundador da Tesla em menos de um ano ao maior mercado de veículos elétricos do mundo. A visita, realizada a convite do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional, acontece em meio a uma disputa de preços no setor e uma queda nas vendas da montadora do bilionário. Ao lado do primeiro-ministro chinês, Li Qiang, Elon Musk também teria discutido o lançamento da versão mais autônoma do Autopilot, o Full Self-Driving, na China. O sistema, lançado há quatro anos, ainda não está disponível no país asiático, segundo maior mercado global da montadora. (Exame)

Justiça nega pedido de primas de Gal Costa para validar testamento de 1997

A Justiça de São Paulo negou um pedido feito por duas primas de Gal Costa para que um testamento feito pela cantora em 1997 voltasse a ter validade jurídica. Elas alegam que Gal foi coagida por Wilma Petrillo, que conviveu com a artista durante 20 anos, a revogar o documento em 2019, quando um novo testamento foi escrito. Na decisão, a Justiça rejeitou o pedido das primas em razão da adoção de Gabriel Costa, em 2007. Por conta disso, o testamento antigo foi rompido automaticamente quando o filho, agora com 18 anos, passou a integrar a família. O documento de 1997 teria como objetivo a criação da Fundação Gal Costa de Incentivo à Cultura, cuja gestão ficaria sob responsabilidade das primas. Atualmente, o filho de Gal e Wilma Petrillo travam uma batalha na Justiça após a morte da cantora. (g1)

Museu do Louvre e governo francês estudam sala separada para exibição da ‘Mona Lisa’

O Museu do Louvre e o governo francês estudam a criação de uma sala exclusiva para a exposição da “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. O objetivo da medida é melhorar as condições de exibição da obra. Mais de 80% dos visitantes diários do Louvre, cerca de 20 mil, veem a Monalisa. Só no ano passado, o museu recebeu quase nove milhões de visitantes. "É frustrante quando não estamos à altura das condições de acolhimento. E este é o caso da 'Mona Lisa', por isso refletimos em conjunto com o Ministério da Cultura sobre esta melhoria, que hoje me parece necessária", disse a diretora do museu, Laurence Des Cars. A pintura mundialmente famosa está exposta na Sala dos Estados, a maior do museu. O Louvre limita o número de visitantes a 30 mil por dia, medida que será mantida durante os Jogos Olímpicos de Paris. (Folha)

Pacheco rebate Haddad: responsabilidade fiscal não é aderir ao Executivo

Rebatendo a afirmação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que o Congresso também precisa ter responsabilidade fiscal, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que responsabilidade fiscal não é aderir ao Executivo. “Uma coisa é ter responsabilidade fiscal, outra bem diferente é exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo sobre o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o senador em nota. De acordo com Pacheco, “o progresso se assenta na geração de riquezas, tecnologia, crédito, oportunidades e empregos, não na oneração do empresariado, da produção e da mão de obra”. Ele destacou ainda que, do ponto de vista das despesas, a aprovação de medidas como o teto de gastos, a reforma da Previdência e marcos legislativos são obras do Congresso. “Sem contar a pauta de 2023 que cumprimos em favor de uma arrecadação recorde do estado brasileiro. Portanto, a admoestação do ministro Haddad, por quem tenho respeito, é desnecessária, para não dizer injusta com o Congresso”, concluiu. (Folha)

Israel tem uma escolha a fazer: Rafah ou Riad

Thomas L. Friedman: “A diplomacia americana para pôr fim à guerra de Gaza e forjar uma nova relação com a Arábia Saudita tem convergido numa única escolha gigante para Israel e o premiê Benjamin Netanyahu: o que querem mais – Rafah ou Riad? Querem uma invasão de Rafah para tentar acabar com o Hamas — se é que isso é possível — sem qualquer estratégia de saída de Gaza ou qualquer horizonte político para uma solução de dois Estados? Ou querem a normalização com a Arábia Saudita, uma força árabe de manutenção da paz para Gaza e uma aliança de segurança liderada pelos EUA contra o Irã? Os interesses a longo prazo de Israel estão em Riad e não em Rafah. É claro que nenhum dos dois é garantido e ambos apresentam riscos. Mas é para isso que servem os líderes: defender que o caminho para Riad tem uma recompensa muito maior no final do que o caminho para Rafah, que será um beco sem saída em todos os sentidos do termo”. (New York Times)

‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação’, diz historiador

A discussão sobre reparação histórica devido à escravidão e aos crimes do período colonial não pode se resumir a um diálogo entre Portugal e Brasil, tendo de incluir Angola e outros países africanos, como Moçambique e Benin, afirma o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no país. Além disso, o Brasil não pode entrar somente como vítima. “Os afro-brasileiros são vítimas, mas houve colonos brasileiros e proprietários, fazendeiros e comerciantes brasileiros (que participaram do tráfico transatlântico de escravizados) já desde antes da independência”, diz. (BBC Brasil)